Indução eletromagnética

 

indução eletromagnética é o fenómeno que origina a produção de uma força eletromotriz num meio ou corpo exposto a um campo magnético variável, ou também num meio móvel exposto a um campo magnético estático. É assim que, quando o dito corpo é um condutor, se produz uma corrente induzida.

Este fenómeno foi descoberto por Michael Faraday que o expressou indicando que a magnitude da força eletromotriz induzida é proporcional à variação do fluxo magnético (Lei de Faraday).

O desenho abaixo mostra o esquema da experiência de Faraday. Enrolando dois fios em lados opostos de um anel metálico, com um dos fios ligado a uma bateria e outro a um medidor de corrente, Faraday demonstrou que a variação de um campo magnético gera corrente elétrica. 

 

 

 

Por outro lado, Heinrich Lenz comprovou que a corrente devida à força eletromotriz induzida se opõe à mudança de fluxo magnético, de forma tal que a corrente tende a manter o fluxo. Isto é válido tanto para o caso em que a intensidade do fluxo varie, ou que o corpo condutor se mova em relação a ele.

A indução eletromagnética é o princípio fundamental sobre o qual operam transformadores, geradores, motores elétricos e a maioria das demais máquinas elétricas.